Argumento de autoridade x autoridade do argumento: Interfaces da cidadania e da epistemologia

O livro questiona o modelo de conhecimento eurocêntrico, em que as culturas alternativas são consideradas dispensáveis. Dividido em dois capítulos, o texto apresenta, num primeiro momento, a posição epistemológica para pensar a autoridade do argumento, desenvolvendo a autocrítica acerca do conhecimento crítico. Nesse movimento, busca indicar o que a ciência sabe e pode fazer, bem como o que ela não sabe e não pode fazer.

Já no segundo capítulo, Pedro Demo apresenta o horizonte sociológico da autoridade do argumento ao desenvolver uma leitura crítica dos estudos habermasianos pela afirmação de que uma comunicação desimpedida estaria atrelada a uma sociedade linear e de iguais, o que nunca existiu.

Assim, Pedro Demo propõe a exploração da potencialidade pedagógica da autoridade do argumento, visando à construção da cidadania e ao desenvolvimento da pesquisa e do saber pensar.

Ano: 2005

Autor: Pedro Demo

Coleção: Biblioteca Colégio do Brasil; 8

Temas: Argumento de autoridade, Autoridade, Cidadania, Teoria do conhecimento, Sociologia do conhecimento, Multiculturalismo

Páginas: 111